O nosso posicionamento face aos Direitos Humanos

O nosso compromisso de respeitar os Direitos Humanos

Como empresa familiar ativa a nível internacional, estamos conscientes da nossa responsabilidade para com os nossos funcionários, o ambiente e a sociedade. Por conseguinte, estamos empenhados em cumprir as normas sociais, reforçar os direitos humanos e prevenir as violações dos direitos humanos.

Há 125 anos que a Miele é sinónimo de eletrodomésticos e máquinas industriais de alta qualidade e é líder em fiabilidade e durabilidade. Entre os valores que nos definem destacam-se o tratamento respeitosos e responsável tanto de colaboradores como de fornecedores. A respeito dos direitos humanos faz parte do nosso dia a dia e é a base da nossa cultura empresarial.

Implementação da SA8000 e do Código de Conduta ao longo de muitos anos

A Miele também exige que os seus fornecedores cumpram critérios sociais. Os fornecedores da Miele de todo o mundo devem comprometer-se a cumprir os critérios anteriores dentro da sua própria organização conforme a norma social SA8000 reconhecida internacionalmente, e por sua vez devem garantir o cumprimento por parte dos seus próprios fornecedores. Além disso, os princípios e requisitos incluídos no Código de Conduta para Fornecedores fazem parte das relações contratuais entre a Miele e os seus fornecedores. Os fornecedores aceitam os princípios apresentados com mais detalhe, que estabelecem como padrões mínimos os direitos humanos e dos trabalhadores, a proteção do ambiente, as práticas empresariais éticas e a integridade empresarial, as cadeias de fornecimento responsáveis. Têm também a obrigação de assegurar que estes princípios e requisitos se aplicam igualmente às estruturas da cadeia de fornecimento a montante.

Análise de risco

No que diz respeito aos fornecedores, a Miele monitoriza e adapta regularmente o seu processo de análise de risco, estabelecido há anos. Para tal, avaliamos os fornecedores diretos em função do seu potencial de risco com base nos índices de riscos externos e às informações adicionais disponíveis dentro da empresa (incluídos conhecimentos e experiência concretos) e atribuem-se categorias de risco. Esta definição de prioridades constitui a base para uma gestão de riscos e ações orientada e proactiva por parte da Miele. Consoante a classificação de risco de um fornecedor, isto traduz-se numa serie de ações diferentes: até inspeções anuais in situ para comprovar o cumprimento dos critérios exigidos e as normas mínimas.

No que diz respeito aos processos, a análise de risco é efetuada regularmente pela Miele e documentada em conformidade pelo menos uma vez por ano. Além disso, é efetuada uma análise de risco ad hoc sempre que exigido pela avaliação de risco da Miele ou quando existe uma preocupação imediata sobre uma violação do dever, incluindo por fornecedores indiretos. Se, apesar das devidas precauções, existem motivos para acreditar que as atividades da Miele como empresa podem ter consequências negativas sobre os direitos humanos, a Miele pode utilizar o seu processo de encaminhamento para superiores estabelecido para analisar, modificar e/ou corrigir o comportamento que pode incluir, como último recurso, o término da relação comercial.

Procedimento de denúncia

A Miele encoraja os seus colaboradores a denunciar presumidas infrações desta declaração de política sobre os direitos humanos através dos canais de denúncia existentes ou dos processos de resolução de conflitos. Estas incluem a direção local, os departamentos de RH relevantes e a linha direta de conformidade. Os nossos parceiros e terceiros dispõem de vários canais em www.miele.com através dos quais podem comunicar potenciais infrações a esta declaração de política sobre direitos humanos, incluindo através de um provedor.

Áreas de responsabilidade

A responsabilidade geral da aplicação desta declaração de política recai no Conselho de Administração da Miele, composta por seis membros. A responsabilidade pela correspondente diligência em matéria de direitos humanos recai na direção pertinente das distintas funções e departamentos do grupo Miele no que respeita a tarefas e responsabilidades individuais. Deste modo garante-se que cada área da empresa tenha clara as suas próprias responsabilidades no que se refere à defesa dos direitos humanos e na aplicação diária das medidas, tanto no seu próprio âmbito empresarial como na cadeia de fornecimento. A coordenação e gestão gerais são assumidas por um grupo de trabalho sediado na central, dirigido pelos departamentos de Sustentabilidade e Cumprimento normativo de assuntos regulatórios e legais.

 

Conselho de Administração Miele